Seguidores

domingo, 5 de abril de 2015

PÁSCOA






PÁSCOA
     

     O significado da verdadeira Páscoa tem origem na libertação do podo de Deus da escravidão no Egito por Moisés. Antes da última sentença do Senhor, a morte de todos os primogênitos na terra do Egito Deus instrui Seu povo antes da partida: cada família, sozinha ou ligada com outras, deveria matar um cordeiro ou cabrito “sem mácula”, e com um molho de hissopo espargir seu sangue em ambas ombreiras e na verga da porta da casa, para que o anjo destruidor, vindo à meia-noite, não entrasse naquela habitação. E com mais detalhes indicados pelo Senhor de preparação e condições de vestiduras se preparassem  para comer apressadamente, pois esta seria a “Páscoa do Senhor”.
 “Este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”. Ao observarem esta festa nos anos futuros, deviam repetir aos filhos a história deste grande livramento, conforme lhes ordenou Moisés: “Direis: Este é o sacrifício da Páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas”.
Nosso amado Jesus foi morto por ocasião desta festa comemorada pelo povo de Israel e, por isso comemoramos também hoje a “Páscoa Cristã”. Cristo nos libertou através de sua morte na cruz. O cordeiro sacrificial é então representado pelo “Cordeiro de Deus”, a nossa única esperança de salvação. Ele morreu não somente pelo mundo, mas morreu por nós individualmente.
Compreendendo então, temos a Páscoa Judaica e a Páscoa Cristã, entretanto o mundo tem criado suas próprias “páscoas”: dos coelhos, dos ovos de chocolate que, infelizmente desvirtuam da verdadeira intenção, a Salvação e desviam nossas crianças do verdadeiro sentido da Páscoa.
Cristo feito homem morreu por nós e pela nossa salvação por ocasião desta festa, nada melhor que possamos oferecer neste dia? Que este sangue precioso não seja trocado pelo enganoso sabor do chocolate, mas pelo reconhecimento da verdadeira liberdade que podemos ter pelo sangue de Cristo.

                                          Regina Vicentini

                                                                      05/04/2015